quinta-feira, 21 de julho de 2011

Chefiados ou Liderados?

Uma parte de mim se foi com o tempo. Tem horas que a gente tem mesmo que crescer e observar o que está fazendo da vida, por mais que ainda não se tenha vivido tanto assim.
Uma coisa que notei é que quando somos menores, somos ensinados a obedecer às ordens de nossos superiores que, dependendo da fase da vida, são nossos pais, depois professores... e vão mudando à medida que vamos ficando mais velhos. Acredite: obedecer às ordens que nos são dadas por superiores nos ensina muita coisa. Molda o nosso caráter e traz bênçãos à nossa vida. Mas tem hora que pira!
Existem líderes e líderes. E em vários lugares nós, enquanto subordinados, vamos encontrar lideres que aceitam idéias, que aceitam novas influências, que observam situações cotidianas levando em consideração os dois lados da moeda    (abrangendo toda a situação), e também vão encontrar líderes que se sentem absolutos, dando aquela idéia de que são subordinados a alguém em dado momento, mas que acham o máximo ser líder pra fazer e acontecer sobre a vida dos outros.
De verdade, que Deus me proteja de me tornar líder um dia (exceto do meu lar – sob autoridade do meu esposo – e dos meus filhos). Existem coisas muito chatas em ser líder, e existem as coisas boas (ou que eles tornam boas pra eles). Tirando que liderança é uma coisa um pouco cheia de nepotismo, ser líder (apesar dos muitos pesares) não é um cargo tão mal visto assim.




               O trecho abaixo foi retirado do Blog: Comunicação estratégica e liderança

Liderar pessoas não é uma tarefa fácil, o exercício da liderança requer do líder autocontrole e senso de justiça para enfrentar situações ou dificuldades que virão. O líder precisa amar as pessoas, analisar as situações com uma visão humanizada, respeitar as limitações de seus liderados e ter disposição em contribuir com o crescimento dessas pessoas.
Alguns líderes confundem seus papéis e ao invés de formarem pessoas, querem simplesmente dar ordens a elas tornando-se o chefe e não o líder.
O chefe não se empenha em ajudar os seus liderados, sua principal meta é dar ordens para que o trabalho seja realizado, geralmente fazem questão de deixar bem claro para todos quem é que manda. O líder ao contrário do chefe tem uma linha de ação muito mais ampla e tem como meta ajudar os liderados a serem pessoas melhores, vencedoras capazes de realizar suas tarefas a ponto de o líder passar despercebido aos olhos da sua equipe ou instituição.

Nenhum comentário: